Cemitérios de Jundiaí abrirão no Finados

Publicada em 21/10/2020 às 15:18

Reabertos para visitação desde o último dia 13, por conta do Decreto Municipal Nº 29.369, os cemitérios públicos e particulares de Jundiaí estarão abertos também no feriado do dia 2 de novembro, Dia de Finados. Com visitação permitida atualmente apenas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, a definição pela abertura na data se justifica pelo ingresso do município à Fase Verde de flexibilização.

A abertura em Finados também se estende ao final de semana que antecede o feriado – sábado (31) e domingo (1º) -, incluindo o ponto facultativo da sexta-feira (30) em comemoração do dia do Servidor Público Municipal, igualmente das 7h às 17h. O objetivo é proporcionar mais dias para que o público se distribua melhor e sejam evitadas possíveis aglomerações.

“Nos últimos anos, costumamos registrar uma média de 10 mil visitantes em cada um dos cemitérios públicos, entre a semana anterior e posterior ao feriado. Como reabrimos dia 13 de outubro, acreditamos que a frequência de visitas também se distribua nos demais dias”, destacou o diretor do Serviço Funerário Municipal, Eduardo Toledo, aproveitando para lembrar que as reformas e limpezas de túmulos continuam sendo realizadas apenas de segunda a sexta.

A definição pela abertura na data se justifica pelo ingresso do município à Fase Verde de flexibilização

Protocolo sanitário para Finados

Ressalta-se ainda que os protocolos de segurança sanitários, especialmente, aferição de temperatura na entrada e obrigatoriedade do uso de máscaras durante todo o tempo de permanência nas dependências dos cemitérios, deverão ser cumpridos por todos os visitantes.

“Pedimos também que as famílias tentem levar as pessoas que fazem parte do grupo de risco, especialmente os idosos, para a visita em outros dias fora o feriado de Finados. Estamos tomando todas as providências para minimizar possibilidades de contágio, mas é importante que o idoso evite fazer a visita nos quatro dias do feriado prolongado porque certamente serão momentos em que os cemitérios terão mais pessoas circulando”, recomenda o diretor.

Também para evitar aglomerações nos dias do feriado prolongado, seria importante que as famílias que necessitam localizar as sepulturas entrem em contato com a administração dos cemitérios com antecedência. “Quem precisar consultar o sistema para localização de sepulturas de seus familiares deve fazer isso o quanto antes, para que no dia da visita ao cemitério a família tenha a localização correta da sepultura”, acrescenta Toledo.

Para informações, entre em contato com as administrações dos cemitérios Nossa Senhora do Desterro (11) 4521-6092 e Nossa Senhora do Montenegro (11) 4526-1086.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)

Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/10/21/cemiterios-de-jundiai-abrirao-no-finados/