‘Ação Saúde nos Terminais’ alcança 5.500 passageiros

Publicada em 14/10/2020 às 15:55

Terminou nesta quarta-feira (14) a segunda fase do programa “Ação Saúde nos Terminais”, desenvolvida pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí. Os técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) estiveram no Terminal Rami e fecharam a iniciativa com um balanço bastante positivo: cerca de 5.500 passageiros abordados em sete dias e apenas um munícipe com sintomas gripais. Ele foi encaminhamento para o serviço de saúde específico mais próximo.

Segunda etapa do “Ação Saúde nos Terminais” atingiu 5.500 pessoas em sete dias

A ação ocorreu nos sete terminais de ônibus da cidade desde o dia 5 de outubro, com a distribuição de máscaras sociais descartáveis e de tecido, além de folhetos explicativos orientando a população sobre os cuidados para a prevenção da Covid-19. Também foram aferidas a temperatura e a oxigenação dos usuários do transporte público interessados.

Os técnicos da UGPS reforçaram ainda a forma correta de colocação da máscara, que deve cobrir o nariz e a boca, reduzindo assim a chance de contaminação das pessoas.

“A conscientização junto à população é muito importante. A pandemia não acabou e todos devem ficar atentos para não serem infectados pelo Novo Coronavírus”, disse a aposentada Vera Lúcia Ireno Machado. “Eu mantenho até hoje meus hábitos de higiene das mãos e tiro os sapatos antes de entrar em casa. Também limpo todos os cômodos diariamente”, completou Vera.

O programa “Ação Saúde nos Terminais” teve início no dia 5 no Terminal Vila Arens e, no dia seguinte, ocorreu no Terminal Eloy Chaves. Na quarta-feira da semana passada, o trabalho aconteceu no Terminal Central; na quinta, no Terminal Colônia, e na sexta, no CECAP. No dia 13, os técnicos estiveram no Terminal Hortolândia. A conscientização ocorreu das 7h às 10h, aproveitando o horário em que os passageiros se deslocam para o trabalho.

Vera Lúcia aprovou a ação da UGPS para prevenir contágio com o Coronavírus

Durante a primeira semana da iniciativa, no início de agosto, foram abordados quatro mil usuários do transporte público com as mesmas orientações e procedimentos. “Ficamos satisfeitos com o resultado de mais esta ação, que mostra que as mensagens da prevenção e da conscientização foram bem assimiladas pela maioria da população”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde da UGPS, Fauzia Abou Abbas Raiza.

Segundo ela, outros trabalhos deste tipo estão sendo planejados para os próximos dias, pois não se pode deixar de lado a educação para ajudar a combater o crescimento da doença. “Todos nós temos que seguir tomando os cuidados necessários, como a higiene constante das mãos e o uso de máscara”, completou Fauzia.

Nos terminais

Os sete terminais de ônibus de Jundiaí possuem dispositivos de álcool em gel para que os usuários possam desinfectar as mãos antes e depois de utilizar os coletivos, além de balizadores de fila para ajudar no distanciamento das pessoas. A limpeza dos ônibus está sendo intensificada.

Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/10/14/acao-saude-nos-terminais-alcanca-5-500-passageiros/