Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Defesa Civil de SP alerta para calor intenso e tempo seco no Estado

Publicada em 06/10/2020 às 11:14

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que, no período de terça-feira (6) a domingo (11), a sensação de calor intenso persistirá, atingindo-se o pico entre quinta e sexta-feira (9).

Nas regiões do Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Baixada Santista, a sensação térmica será por volta de 35°C. No Litoral Norte, em torno dos 40°C. Na Região Metropolitana da Capital e regiões de São José dos Campos, Itapeva, Sorocaba, Campinas e Franca, pode variar de 40 a 45°C. E, nas regiões de Bauru, Araraquara, Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Araçatuba e Barretos, pode a ultrapassar os 45°C.

Temperaturas na região de Campinas podem variar de 40 a 45°C

A Umidade Relativa do Ar atingirá níveis mais críticos, podendo ficar abaixo dos 15%, nas horas mais quentes do dia em grande parte do Estado de São Paulo. Haverá também piora na qualidade do ar, principalmente nos grandes centros urbanos.

Além disso, a soma do calor com a umidade do oceano que entra no continente, à tarde, criará condição para pancadas de chuva isoladas, seguidas por raios e vento, com destaque a partir de quinta-feira (8), quando a aproximação de um sistema meteorológico intensificará as rajadas de vento e criará condições para pancadas de chuva mais fortes, seguidas de intensa atividade elétrica, ventos fortes e queda de granizo, em pontos isolados.

Haverá ainda riscos de transtornos, principalmente devido a ventania, raios e até mesmo granizo. Vale ressaltar que, mesmo assim, as temperaturas permanecerão elevadas.

Recomendações

  • Beber bastante água;
  • Não se expor ao sol (nos horários mais quentes);
  • Utilizar protetor solar (mesmo na sombra);
  • Umidificar os ambientes e deixá-los bem arejados;
  • Evitar exercícios físicos ao ar livre;
  • Dar água aos animais de estimação e também àqueles abandonados.

Para as autoridades locais, recomenda-se a interrupção de atividades profissionais ao ar livre, nos períodos mais quentes. O risco de queimadas continua elevado, portanto, deve-se tomar muito cuidado com as situações que possam provocar incêndio em vegetação.

(Fonte: Defesa Civil do Estado de SP/Imagem: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)


Leia mais CidadesClimaDestaqueNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/10/06/defesa-civil-de-sp-alerta-para-calor-intenso-e-tempo-seco-no-estado/

Apoio