Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Polícia Civil de São Paulo lança aplicativo para versão digital do RG

Publicada em 13/08/2020 às 11:27

A Polícia Civil (PC) do Estado de São Paulo lançou na terça-feira (11) o “RG Digital SP”, aplicativo para obter uma versão digital da carteira de identidade. O documento pode ser baixado e armazenado no aparelho celular gratuitamente.

Documento eletrônico é válido em todo o território nacional

Válido em todo o território nacional, o aplicativo também permite a solicitação da 2ª via do documento físico sem precisar sair de casa. O documento eletrônico não substituirá a necessidade de emissão do RG físico.

Podem acessar o documento virtual aqueles que tiverem RG emitido a partir de 4 de fevereiro de 2014, que possuam numeração vermelha, QR Code impresso no verso e estejam cadastrados no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da Polícia Civil. Caso não possua esse RG, o interessado deve emitir o documento para usar o programa. O aplicativo também permite a obtenção de segunda via do RG Físico.

Para baixar o RG Digital basta instalar o programa que pode ser encontrado na loja de aplicativos correspondente ao sistema operacional do celular, abrir o aplicativo, selecionar a opção “Adicionar RG”, para escanear o Código QR do verso do documento em papel, seguindo os passos da tela do celular. O aplicativo vai direcionar o cidadão para a “prova de vida”, feita via tecnologia de biometria facial, colhendo a imagem do rosto na tela do aparelho. O documento ficará disponível em só um aparelho de celular.

“No caso de roubo ou furto, apesar da existência de sistema de segurança baseado em biometria, senhas e criptografia, que impede acesso a estranhos, o cidadão deve registrar o fato na Delegacia Eletrônica ou pessoalmente nas delegacias de polícia. Se for extraviado ou quebrado, basta reinstalar o aplicativo e emitir novamente o RG Digital”, explica a Polícia Civil.

(Fonte/Imagem: Agência Brasil)

 


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/08/13/policia-civil-de-sao-paulo-lanca-aplicativo-para-versao-digital-do-rg/

Apoio