Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

TVTEC Class também atrai alunos com mais de 60 anos

Publicada em 04/08/2020 às 17:39

Maria Izaura mostra alguns sinais que aprendeu no curso de LIBRAS

“Meu sonho era aprender LIBRAS”. Maria Izaura Batista lembra que procurou o curso em instituições particulares por várias vezes, mas o custo não era acessível. Até que sua filha, Letícia, de 29 anos, avisou que estavam abertas as inscrições para o workshop online de LIBRAS no Cotidiano no TVTEC Class. Maria Izaura se inscreveu e realizou o sonho de aprender pelo menos o básico da Língua Brasileira de Sinais. A moradora do bairro Almerinda Chaves aprendeu os sinais correspondentes aos meses e às estações do ano e muito mais. Aos 61 anos e aposentada, ela está feliz de ter feito o workshop online de graça. Casada, mãe de um casal de filhos já adultos, Maria gosta também de fazer tapetes de crochê e pães caseiros.

Também aos 61 anos, Domingos Silva fez seu primeiro workshop online na TVTEC: Introdução às Redes Sociais. Casado e com filhos, ele se aposentou recentemente e procurou o curso para se manter atualizado, o que é importante até para uma eventual possibilidade de volta ao mercado de trabalho. Domingos mora em Caieiras, trabalhava em Jundiaí e usa muito as redes sociais, principalmente Facebook. “No curso, aprendi a mexer melhor no Instagram e conheci o LinkedIn”, conta ele.

O aposentado Domingos agora sabe usar melhor as redes sociais

A idade mínima para participar dos workshops online do projeto TVTEC Class é 14 anos, mas o público da Terceira Idade tem marcado presença nas aulas. Segundo o diretor de teleducação da TVTEC, Hilário Pereira, “desde o lançamento da escola, em 2017, os cursos presenciais já contavam com a participação de alunos que, mesmo aposentados, ainda tinham o interesse em se atualizar e aprender novas habilidades. É gratificante ver que nosso conteúdo pedagógico atrai o interesse de pessoas acima de 60 anos, uma vez que os workshops da TVTEC são amplamente democráticos e em muitos não há pré-requisitos para participação”.

De acordo com o diretor, é evidente que os interesses são um pouco diferentes de alunos na faixa dos 25 a 45 anos, que neste caso procuram uma recolocação ou inserção no mercado de trabalho. Os alunos acima de 60 normalmente buscam cursos para aprender o básico sobre redes sociais, como gravar e tirar fotos com celular. “O mais legal é que a gente sempre se surpreende com a evolução. O feedback tem sido muito positivo”, afirma ele, entusiasmado.

Sobre o TVTEC Class

O projeto, que leva o nome de TVTEC Class conta com um extenso catálogo com cursos de formação realizados ao vivo, por meio de web aulas. Até o momento, 2695 vagas foram oferecidas nos workshops online, atingindo alunos de cidades para além do Aglomerado Urbano de Jundiaí, que buscam por capacitação profissional, recolocação no mercado de trabalho, aulas rápidas com foco no audiovisual, mídias sociais e economia criativa, especialmente durante a pandemia.

(Fotos: Arquivo Pessoal)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/08/04/tvtec-class-tambem-atrai-alunos-com-mais-de-60-anos/

Apoio