Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Bebê que nasceu em parto de emergência em UBS de Jundiaí completa 1 mês hoje (30)

Publicada em 29/07/2020 às 18:09

Valentina nasceu graças a uma força-tarefa da equipe de médicos e enfermeiros da UBS São Camilo

Faz um mês, nesta quinta-feira (30), que um parto que não deu tempo de acontecer no hospital acabou sendo realizado na UBS São Camilo, em Jundiaí. A história é da Graciele Dias Dias de Oliveira Santos, que chamou um carro por aplicativo com destino ao Hospital Universitário quando começou a ter contrações e, ao notar sangramento, precisou ser levada pelos vizinhos à unidade de saúde, que ficava mais próxima de sua casa. E foi lá que deu à luz, em uma situação de extrema emergência, a pequena Valentina Victoria.

O caso ganhou destaque na cidade pelo fato de que unidades básicas de saúde não realizam partos, sendo restritas para serviços como atendimentos médicos rápidos, consultas, exames e aplicação de vacinas. E a UBS São Camilo tinha mais um fator: estava em trabalho de reforma, para melhorar o atendimento à população. “Mas a moça chegou aqui em uma situação difícil, e ao ser avaliada pelo ginecologista, constatou-se que estava em franco trabalho de parto”, conta a pediatra e gerente da UBS, Regina Trinca.

‘Foi muito emocionante para nós’, diz pediatra e gerente da UBS, Regina Trinca

Depois de passar pelo consultório, Graciele foi atendida por uma equipe de médicos e enfermeiros até Valentina nascer, com saúde. Depois, foi encaminhada pelo SAMU para o HU, onde recebeu os cuidados necessários da maternidade. “A equipe se uniu para fazer o melhor possível em uma situação totalmente fora da nossa rotina e foi tudo muito emocionante para nós. Tiramos muitas fotos”, brinca.

Agora, mãe e filha já são referenciadas na unidade do São Camilo e ali fazem todos os acompanhamentos de rotina desde o nascimento. Para outras mamães prestes a ganharem seus bebês, a médica ressalta que, quando vierem as contrações, o local procurado seja o hospital.

O parto inusitado foi um dos temas abordados no Boletim TVTEC desta quarta-feira (29). Confira a edição e a entrevista na íntegra:


Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/07/29/bebe-que-nasceu-em-parto-de-emergencia-em-ubs-de-jundiai-completa-1-mes-hoje-30/

Apoio