Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Após 13 dias na UTI, menino de 3 anos com Síndrome de Down vence a Covid-19

Publicada em 23/07/2020 às 16:39

Com apenas 3 anos de idade, ele já passou por sete cirurgias por causa de problemas renais, cardíacos e hipotireoidismo, mas sempre sai do hospital com um sorriso no rosto. Agora, sorri após vencer mais uma batalha: venceu a Covid-19 depois de 13 dias na UTI.

Esse é o Super Chico, como é chamado o pequeno Francisco Guedes Bombini, um garotinho de Bauru (SP) que tem Síndrome de Down e, graças a sua simpatia, mesmo em meio a tantas lutas, é um fenômeno na web, com mais de 124 mil seguidores no Instagram e quase 400 mil em sua fanpage no Facebook. 

Com quase 400 mil seguidores no Facebook, ‘Super Chico’ teve sua rotina hospitalar na ala Covid-19 narrada nas redes sociais

Como muitas de suas histórias, a saga contra o Coronavírus foi narrada em suas redes sociais pela mãe, a advogada Daniele Guedes Bombini. Ela conta que Chico foi internado no dia 9, em um hospital particular de Bauru, para exames, pois estava com dores abdominais. No hospital, de acordo com ela, a saturação (nível de oxigênio no sangue) começou a oscilar e a preocupação cresceu, porque o filho sofre de grave disfunção renal, inclusive com possível diagnóstico de diálise peritoneal. Ao realizar o exame para Covid-19 por protocolo, ele testou positivo.

Chico ficou internado na ala Covid-19 e precisou de oxigênio para auxiliar na respiração, além de receber toda a alimentação por sonda. Na última quarta-feira (22), após 13 dias na UTI, ele recebeu alta médica e pôde ir para um quarto de enfermaria, onde agora segue sob cuidados médicos. A alta foi festejada com aplausos pelos funcionários do hospital, conforme mostra um vídeo postado na fanpage, e com emoção e – mais uma vez – muito amor da mãe. “E não é que acabamos de receber a feliz notícia de que ele não transmite mais a Covid, pelo tempo discorrido? Estamos indo para a pediatria, porque ele ainda vai precisar ser avaliado na gastro, mas o que é certo é que CHICO VENCEU A COVID!”, escreveu a advogada nas redes sociais.

Mesmo precisando de oxigênio para auxiliar na respiração e recebendo alimentação por sonda, Chico esbanjava carinho e simpatia no hospital (Foto: Reprodução internet)

Segundo a mãe, Chico até mesmo já parece dar sinais de que entende que o pior do tratamento já passou. “Já até voltou a ser um leão aqui, está soltando seus gritinhos, porque sente, certamente, tudo o que está acontecendo. Chico veio mesmo para nos ensinar, tenho muito orgulho do meu super-herói”, disse. E completou: “Bora, Chico, sair daqui do setor de Covid, torcendo para que os que ficam se recuperem e que tudo fique bem.”

Pequeno herói

A displasia pulmonar que Chico possui foi causada pelos três meses em que precisou ficar entubado após o nascimento. Ao todo, foram seis meses no hospital. Para tornar o ambiente hospitalar mais leve, Daniele começou a vesti-lo com fantasias de heróis e postar as fotos no Instagram. 

Chico fantasiado de São Francisco de Assis é uma de suas milhares de poses nas redes sociais (Foto: reprodução internet)

As imagens foram fazendo tanto sucesso, que ela começou a receber mensagens de vários lugares do Brasil e até de outros países, de onde escreviam várias pessoas que estavam passando por dificuldades, além de outras mães tinham filhos com Síndrome de Down. 

Hoje, Chico vive em sistema de homecare, com enfermagem 24 horas por dia, fonoaudióloga, fisioterapia e pediatria, e caso tenha qualquer intercorrência, precisa ser hospitalizado, pois apenas 13% dos rins dele funcionam.

‘Todo mundo que mora nesse lar é obrigado a ser feliz’, diz a advogada Daniele Guedes Bombini

A família, porém, transforma toda a angústia em superação, realizando eventos para reverter verbas para entidades assistenciais e conscientizar a população sobre a importância do respeito e inclusão às pessoas com Síndrome de Down. E os problemas de saúde do Chico só fizeram a família se unir ainda mais. “Todo mundo que mora nesse lar é obrigado a ser feliz. Nosso código familiar tem dado certo, não tenho do que reclamar”, finaliza a mãe.

(Fonte: G1 Bauru e Marília / Fotos: Arquivo pessoal/Reprodução internet]


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/07/23/apos-13-dias-na-uti-menino-de-3-anos-com-sindrome-de-down-vence-a-covid-19/

Apoio