Treinos não ocorrem desde meados de março, quando partidas foram canceladas

O governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (17), que os times paulistas de futebol estão liberados para retomarem os treinos a partir de 1º de julho. No entanto, as partidas de futebol seguem suspensas.

Aprovado pelo Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, o retorno dos treinos deverá obedecer uma série de protocolos impostos à Federação Paulista de Futebol. Jogadores e comissão técnica deverão realizar, por exemplo, testes regulares para verificar infecção por coronavírus. Além disso, os treinos devem ocorrer com número limitado de pessoas, sem torcida, e todos os participantes serão orientados a usar máscaras e a medir a temperatura.

Em 13 de março, quando o estado registrava 46 casos de Coronavírus e nenhuma morte, o governo cancelou todo tipo de evento com mais de 500 pessoas. No mesmo dia, São Paulo registrava o primeiro caso de transmissão comunitária do vírus. Desde então, estão suspensos eventos esportivos, artísticos, culturais, científicos e religiosos.

A liberação não permite que municípios enquadrados na classificação vermelha do Plano São Paulo (fase de alerta máximo, com liberação apenas de serviços essenciais) realizem treinos de futebol.