Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Unidades sentinelas abrem exclusivamente para testar idosos

Publicada em 24/05/2020 às 13:25

Pelo segundo sábado seguido, as unidades sentinelas de Jundiaí estiveram abertas para realizar o teste de Covid-19 exclusivamente para os idosos. Além dos testes rápidos que estão sendo realizados entre a população que apresentou sintomas gripais nos últimos 40 dias, profissionais da Saúde Pública, forças de segurança e motoristas e cobradores do transporte coletivo, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) deliberou a testagem com o objetivo de identificar se o idoso teve contato com o vírus e, se necessário, isolar, bloquear e tratar o avanço da doença.

Na Unidade Sentinela Anhangabaú, no sábado, dia 23, todas as 80 vagas disponibilizadas foram preenchidas, segundo a responsável pela unidade, Ana Paula Rodrigues Rosa. “O teste revela se a pessoa teve contato com o vírus”, explica. “A testagem nos idosos é importante porque trata-se do grupo de maior risco e cuja evolução da doença pode ser mais crítica. O resultado negativo reforça a necessidade de manter os cuidados e o alerta nos níveis máximos, e o positivo revela que a pessoa teve o contato e que suas defesas imunológicas foram capazes de combater o vírus sem maiores complicações”. Ainda que positivos, os idosos são orientados a manter a conduta de isolamento e prevenção de contatos, pois a ciência ainda não tem dados suficientes para sustentar a impossibilidade de um novo contágio.

Delsuita da Silva Dias veio do Morada das Vinhas, onde reside, ao Anhangabaú, só para fazer o teste. “Minha filha agendou para mim, foi muito simples e rápido. Eu tive um mal-estar há uns 15 dias e queria saber se era coronavírus”, contou, enquanto esperava o resultado, que sai em alguns minutos.

Delsuita aguarda o resultado de seu teste na unidade sentinela no Anhangabaú: mesmo em casos positivos, idosos são orientados a manter o isolamento

Como agendar

O agendamento para testagem de idosos pode ser feito de duas formas: pelo serviço 156 ou via encaminhamento das unidades sentinelas. “Pelo 156 o idoso irá relatar seus sintomas e serão obtidas as informações de seu cadastro na rede de saúde municipal. A testagem só é feita após o 15º. dia dos sintomas”, explica”.  Em caso de sintomas de síndrome gripal, Ana Paula recomenda que o idoso procure uma unidade sentinela que, se necessário, fará o encaminhamento para a testagem.

Jundiaí vai realizar 20 mil testes rápidos e mais 2 mil PCRs entre a população. Desta forma, será possível saltar para o índice de testagem de 52 testes por 1 mil habitantes. “Isso significa ter mais informações para atuar de forma rápida e direta no atendimento da população, evitando o avanço da doença”, afirma o gestor de Saúde, Tiago Texera.


Leia mais CidadesDestaqueNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/05/24/unidades-sentinelas-abrem-exclusivamente-para-testagem-de-idosos/

Apoio