Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Doria propõe antecipar feriado de 9 de julho

Publicada em 18/05/2020 às 14:36

O governador vai recomendar o mesmo para os prefeitos paulistas

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira que encaminhará à Assembleia Legislativa proposta para antecipar o feriado estadual de 9 de julho para a segunda-feira da próxima semana, na tentativa de aumentar o isolamento social da população em meio à pandemia de Covid-19.

O anúncio de Doria vem depois de o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciar no domingo que enviou à Câmara de Vereadores proposta para antecipar os feriados de Corpus Christi, em 11 de junho, e da Consciência Negra, em 20 de novembro, para quarta e quinta-feira desta semana, com a decretação de um ponto facultativo na sexta.

“Ficou muito claro que ao longo dos finais de semana e dos feriados dos últimos 56 dias nós temos índices mais elevados de isolamento e isso contribui para o controle da pandemia”, disse Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Os índices de isolamento social durante os dias de semana têm ficado abaixo de 50% no Estado de São Paulo e entre este patamar e 55% aos fins de semana e feriados.

Autoridades de saúde apontam um isolamento de 70% como ideal para conter a propagação do vírus, que já infectou mais de 63 mil pessoas e matou 4.823 no Estado, embora admitam que um índice superior a 55% daria mais tempo para preparar o sistema de saúde para fazer frente à pandemia.

Também presente na entrevista, Bruno Covas disse que a taxa de ocupação de leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) na capital está em 91%, índice que autoridades de saúde afirmam que acende uma “luz amarela” para o sistema de saúde.

De acordo com a secretaria estadual de Saúde, a taxa de ocupação de UTIs em todo o Estado está em 69,8%, e na região metropolitana da capital em 89,3%.

Doria disse que recomendará a outras prefeituras do Estado, especialmente da Grande São Paulo, que também proponham às respectivas Câmaras de Vereadores a antecipação de feriados.

(Fonte: MSN/Foto: SP/Turis)

Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/05/18/covid-doria-propoe-antecipar-feriado-de-9-de-julho/