Jundiaí inicia testagem ampla para a Covid-19 nesta semana

Publicada em 06/05/2020 às 15:17

Um novo protocolo de testagem para a COVID-19 foi colocado em prática pela Prefeitura de Jundiaí nesta semana. Chamado de inquérito epidemiológico, a cidade passa a testar 47 pessoas a cada 1 mil, superior à marca alemã, que é de 25 pessoas, e da nacional, que é de 0,63.

Nessa primeira fase serão testadas até 450 pessoas/dia.

De acordo com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), a testagem ampla vai permitir o mapeamento da doença na cidade, com a identificação não só os infectados, como também a sua rede de contatos para impedir a propagação do vírus na cidade.

Desde a última terça-feira (5), a Unidade de Promoção da Saúde faz o agendamento para os testes dos pacientes que passaram por atendimento em equipamentos públicos de Saúde, a partir dia 26 de março, e foram notificados com síndrome gripal, ou seja, apresentavam quadro de febre aliada a tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória.

A testagem é padronizada, a partir de agora, para todos os casos notificados que passarem pelos equipamentos de saúde de atendimento aos suspeitos de COVID-19, que saem com o agendamento para a realização do teste.

Nessa primeira fase serão testadas até 450 pessoas/dia. A meta é realizar 10 mil testes no mês de maio. Além da população notificada e seus comunicantes, também serão testados profissionais dos serviços de Saúde Públicos (Hospitais e demais equipamentos) e os sintomáticos das forças de segurança, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e funcionários do Transporte coletivo que tenham apresentado sintomas gripais.

A realização dos testes rápidos será nas Unidades Sentinelas montadas nas Unidades Básicas de Saúde Vila Rami, Anhangabaú, Clínica da Família e Jardim do Lago. O inquérito epidemiológico tem a parceira da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/05/06/jundiai-inicia-testagem-ampla-para-a-covid-19/