UBSs de Jundiaí reforçam ações de prevenção e combate ao câncer de mama

Publicada em 09/10/2019 às 11:18

As mulheres acima de 40 anos somam mais de 88 mil usuárias na Rede de Atenção Básica da Prefeitura de Jundiaí, e pensando neste público, o mês de outubro conta com atividades direcionadas para a prevenção e promoção da saúde da população feminina em todos os equipamentos. A programação das Unidade Básica de Saúde (UBS), Nova UBS ou Clínica da Família tem atividades físicas, palestras, agendamentos e coletas de exames e oficinas. “Para participar, basta verificar junto à sua unidade de referência os dias e horários para a participação gratuita”, detalha a diretora de Atenção Básica, Fabiana Barrete de Alcântara.

Atividades na UBS Corrupira tiveram palestras sobre saúde do coração e menopausa

Nesta quinta-feira (10), a UBS Esplanada realizará, no Complexo Esportivo Nilo Macedo, das 8h às 10h30, comemoração ao mês, com distribuição de laços na cor rosa, atividades físicas, café da manhã e palestra ‘Prevenção ao Câncer de Mama’, com a ginecologista da unidade, Anna Rachel D’Giacomo. O encerramento será com a apresentação da Escola de Samba “Leões de Vila Hortolândia”.

Na UBS Vila Ana, a orientação sobre o câncer que tem maior prevalência entre as mulheres será no dia 22, às 14h. No dia 26, sábado, das 8h às 12h será feito mutirão de avaliação de mama, agendamento de mamografias e coleta de exame Papanicolau.

Ainda existem atividades programadas na Nova UBS Maringá, UBS Caxambu, Tarumã, Central, Guanabara, Morada das Vinhas e Clínica da Família e no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO).

Palestras

A UBS Corrupira realizou atividades para as usuárias da unidade, na terça-feira (8). De acordo com a gerente da UBS Corrupira, enfermeira, Carolina Severiano,  cerca de 60 pacientes participaram de palestras educativas sobre menopausa e cuidados com o coração, além de oficina de almofadas terapêuticas para o alívio das dores. “Falar sobre a prevenção e promoção da saúde é importante para que a população agregue ações benéficas para a melhoria da qualidade de vida e de saúde”, explicou.

Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/10/09/ubss-de-jundiai-reforcam-acoes-de-prevencao-e-combate-ao-cancer-de-mama/