TVTEC participa de Congresso de Comunicação do Ceunsp com sucesso

Publicada em 22/05/2019 às 14:11
Alunos na sala de aula com com a jornalista Mônica Gropelo

Alunos de diversas áreas da comunicação marcaram presença na palestra

Experiência, empatia e vivência de mercado. Assim foi marcada a participação da TVTEC Jundiaí, representada pela Superintendente, Mônica Gropelo e o Coordenador de Cursos Regulares e Workshops, Anderson Muller, no VI Congresso de Comunicação, Artes e Design do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), em Salto, na noite desta terça-feira (21).

Com a sala cheia e seguindo a linha do evento de aproximar os estudantes universitários dos profissionais atuantes no mercado de trabalho, Mônica abriu a conversa destacando a importância do diploma jornalístico e de toda base que se aprende em sala de aula como a ética e a responsabilidade na apuração dos fatos.

Na sequência, explicou o caminho trilhado pela antiga FTVE, para chegar ao que se conhece hoje como TVTEC, por meio de um modelo que prioriza a transformação digital, os novos formatos de fazer jornalismo, sem deixar de lado o fato de ser uma tevê pública-municipal. “Foi uma proposta desafiadora. A forma de fazer jornalismo mudou e a gente precisa se reinventar. Hoje não há como esperar uma semana para produzir e soltar uma matéria, é tudo imediato. Cumpram prazos, quando alguém pedir algo para vocês, deem respostas. As pessoas nas redes sociais querem disciplina, conduta, ética, e fazer jornalismo sério, com grande conteúdo, online, é possível sim!”, ressaltou.

A jornalista também fez questão de comentar a importância de não desencantar os alunos sobre a profissão. “Não se pode tirar de vocês o sonho de que a comunicação pode trazer a sobrevivência financeira. Cada um aqui pode empreender, mas tem que pesquisar, tem que estudar, tem que fazer curso, tem que saber o que está acontecendo no mundo digital. Hoje o que segura os veículos de comunicação é a inovação!”, explicou.

Um depoimento emocionante e especial do estudante do 3º semestre do curso de Rádio e TV, Lucas Rolim Stevaux, de 21 anos, também deixou o bate papo ainda mais harmonioso e com a certeza de que a comunicação pode proporcionar muitas transformações. “Eu faço Rádio, TV e Internet e queria agradecer a minha mãe que me acompanha todos os dias. Eu quero trabalhar com isso, eu quero ser um comunicador e eu só preciso de uma oportunidade!”.

O estudante tem uma daquelas histórias que fazem o coração transbordar de empatia, e os olhos marejarem de lágrimas. Lucas, nasceu prematuro, com 6 meses e meio. Sua mãe, Rita, passou 24 horas com a bolsa rompida, o que ocasionou a falta de oxigênio no cérebro, acarretando em paralisia cerebral que afetou 100% da parte motora. O jovem passou 73 dias na UTI e os médicos diziam sempre à sua mãe, que talvez ele não sobrevivesse. “Eu fazia visita todos os dias pela manhã, e a médica dizia que talvez a tarde, eu não encontrasse-o por ali”, destacou. Desde então, o jovem passou a depender 100% dos cuidados de Rita, que o acompanha diariamente em todas as aulas. “Estamos no terceiro semestre e o sonho dele é ser locutor”, finalizou.

Hoje a TVTEC da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o Centro Paula Souza, é destaque dentro do Estado de São Paulo, com uma proposta inovadora que aposta na distribuição digital e na oferta de cursos rápidos e gratuitos, voltados à economia criativa, e, principalmente, a inserção e recolocação de jovens e adultos no mercado profissional. “Não deixamos de ser uma TV, pelo contrário, continuamos produzindo nossos conteúdos online, porque é a mídia social que nos dá audiência, e atrelamos tudo isso ao fato de oferecer educação e formação”, disse.

Parafraseando Mario Sergio Cortella, Mônica encerrou sua fala citando o que é capricho. “Eu demorei um tempo para entender o que é capricho, mas vejam, capricho é o melhor que você pode fazer, diante das condições que você tem! Façam isso. Trabalhar em equipe é importante. Vista a camisa do local onde você está. Não seja mais um, faça parte daquele grupo. Agregue”, finalizou.

Rally de Criação de Conteúdo reuniu didática e dinâmica

RALLY DE CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

A segunda parte da noite ficou por conta do Rally de Criação de Conteúdo com o professor Anderson Muller. Com muita dinâmica, sorriso no rosto e inovação, os participantes puderam colocar a mão na massa e aprender, na prática, como criar um conteúdo assertivo para as redes.

“É sempre muito válido chegar nesses ambientes e observar a reação dos alunos. Acho que mais do que ter o conteúdo, colocar a mão na massa e aprender fazendo, torna tudo mais dinâmico e divertido. Acho que hoje eles puderam conhecer conhecer pelo menos um pouquinho das infinitas possibilidades de atuação quando o assunto é criar conteúdo”, explicou.

Além disso, o rally chegou para contextualizar a importância dos meios de comunicação online e provocar o interesse pela criatividade na elaboração de conteúdos e as novas metodologias de inovação na era digital.

(Texto/Imagem: Caroline Ferreira)

Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/05/22/com-sala-cheia-tvtec-marca-sua-participacao-no-congresso-de-comunicacao-da-ceunsp/