Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Segunda começa quente em Jundiaí; chuvas devem voltar à tarde e à noite

Publicada em 22/04/2019 às 09:31

A semana começa quente, com a manhã de uma segunda-feira (22), ensolarada, com umidade relativa do ar em 59%. A temperatura mínima prevista será de 18ºC, mas o dia bate em 30ºC na máxima, dando ao outono uma carinha de verão.À tarde e à noite são esperadas pancadas de chuva.

Umidade do ar cresce em Jundiaí e em todo estado de SP nesta segunda (22)

O ar seco que predominava em São Paulo desde a semana passada perde força nesta segunda-feira. A passagem de uma frente fria em alto mar, embora não consiga mudar o tempo, consegue ajudar a aumentar a umidade no estado. Portanto, a chuva deve retornar em muitas regiões paulistas.

No litoral e na Grande SP, o dia começou sem registro de chuva. Algumas nuvens até se formam ao longo da manhã, mas são nuvens que não escondem totalmente o sol e nem provocam chuva. O predomínio será de sol nesta segunda-feira e as temperaturas continuam em rápida elevação. No período da tarde, as temperaturas vão se aproximar ainda dos 30°C.

A partir do meio da tarde, o calor e alta umidade vão favorecer a ocorrência de chuva no estado de São Paulo, inclusive na capital. A chuva até pode vir com moderada a forte intensidade, mas por enquanto será uma chuva isolada e com curta duração. A chuva não deve provocar problemas.

A tendência, de forma geral, é que o estado de São Paulo continue com sol e calor nos próximos dias. Algumas pancadas de chuva vão se espalhar pelo estado, mas ainda serão pancadas isoladas e com curta duração. Não há expectativa de grandes temporais nesta semana.

BENEFÍCIOS DA CHUVA

A chuva acumulada no mês de abril até agora já está mais de 100% acima da média histórica nas Bacias PCJ. Segundo levantamento da equipe técnica do Consórcio PCJ, a primeira quinzena do mês choveu 113,80 mm, enquanto a média histórica paro período é de 54,3 mm, portanto, o volume de chuvas está 109% acima do normal.

Na região de cabeceira das Bacias PCJ, onde estão os reservatórios do Sistema Cantareira, as precipitações também estão acima da média, mas em menor quantidade. No acumulado do mês, choveu 103,1 mm no Cantareira, quando a média histórica é de 86,60, portanto 19% acima do esperado, segundo dados apurados no site da Sabesp (situação dos mananciais até 18/04).

(Fonte: Climatempo; Imagem: Nathália Castro, São Paulo/SP)


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/04/22/segunda-comeca-quente-em-jundiai-chuvas-devem-voltar-a-tarde-e-a-noite/

Apoio