Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Ação empresarial incentiva alfabetização de garis, no Distrito Federal

Publicada em 22/04/2019 às 12:26
Gari participando de projeto.

Este é o quinto ano em que o projeto é realizado.

Uma ação da Sustentare Saneamento, empresa de limpeza, em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), está apostando em um curso de alfabetização de garis que começou no início do mês de abril, realizado em três turmas com 50 colaboradores ao todo e duração de nove meses. Com isso, os trabalhadores, que antes não liam desde uma simples placa ou letreiro de ônibus vão literalmente poder escrever uma história diferente.

Segundo o levantamento do Departamento de Recursos Humanos da Sustentare de Brasília, 2700 garis da empresa, cerca de 60% são analfabetos ou não concluíram o ensino primário. Este é o quinto ano em que o projeto é realizado, e até o momento, 167 garis foram alfabetizados.

A metodologia do curso foi desenvolvida pela UCB, com o projeto filantrópico “Alfabetização Cidadã”, que atende jovens e adultos não alfabetizados. Além de Williani Carvalho, os professores Luiz Filipe Arruda e Amanda Teles são funcionários da Sustentare e fizeram o curso de capacitação de educador promovido pela universidade.

“Todas as quintas-feiras temos reuniões pedagógicas com a coordenação da UCB onde falamos sobre a evolução e as dificuldades encontradas. A partir daí nasce o planejamento das aulas seguintes, que são lúdicas e envolvem a realidade vivida pelos garis”, comenta Amanda Teles.

São 3 turmas e aulas são às terças e quintas das 13h às 14h15, às quartas e sextas das 14h às 15h15 e às quintas e sextas das 14h às 15h15. A Sustentare doou o mobiliário das salas de aulas e é responsável por custear os alfabetizadores. A UCB fornece a metodologia e os materiais escolares e o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU-DF) cedeu os espaço físicos e autorizou que os alunos estudassem durante o horário de trabalho, contribuindo para reduzir a evasão escolar. Depois da conclusão do curso, os alunos vão ter formatura custeada pela UCB, com o apoio da Sustentare, e vão continuar os estudos na rede pública.

(Fonte/Imagem: Razões para Acreditar)

 


Leia mais CidadesEducaçãoNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/04/22/empresa-incentiva-alfabetizacao-de-garis-que-trocam-vassouras-por-lapis-e-caderno-no-df/

Apoio