Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Após perder as patas em atropelamento, gatinho ganha ‘patas biônicas’ e volta a andar

Publicada em 22/04/2019 às 14:19
Gatinho fazendo uso de patas biônicas.

Gato terá mais possibilidades de sentir-se independente com esta solução

Um gato conseguiu voltar a caminhar graças ao implante de um par de patas traseiras em forma de próteses, tornando-o o primeiro “gato biônico”, da Bulgária. O veterinário Vladislav Zlatinov conduziu a operação do gato, chamado Pooh — algo que até então só havia sido feito na Europa em uma ocasião, na Grã-Bretanha. O gato, de um ano de idade e do sexo masculino, provavelmente perdeu suas patas atropelado por um carro ou trem.

Zlatinov disse que o gato terá mais possibilidades de sentir-se independente com esta solução do que aquela normalmente aplicada em casos semelhantes: um par de rodas. O veterinário baseou a sua intervenção em publicações científicas, tendo que fazer as peças sob medida, uma vez que elas não estão disponíveis no mercado.

Ao final da complexa cirurgia, Pooh teve implantado um par de patas de titânio, que podem ser conectadas a próteses externas — como se fossem sapatos.

Pooh precisou de seis semanas para se recuperar da operação. Agora, está se acostumando com as novas patas, segundo Zlatinov. O veterinário acrescentou que ele se adaptou às próteses de tal forma que busca sempre mantê-las limpas.

Desde a cirurgia feita em Pooh, Zlatinov operou mais três gatos e seguirá atendendo a uma lista de espera.

(Fonte/Imagem: Razões para Acreditar)


Leia mais MundoNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/04/22/apos-perder-as-patas-em-atropelamento-gatinho-ganha-patas-bionicas-e-volta-a-andar/

Apoio